Dicas

Segunda - 02/08/2010 às 10:30

Obesidade

Um problema de saúde pública


Eu saúdo os amados irmãos com a Paz do Senhor,

Hoje falaremos de um problema de saúde pública - a obesidade. A obesidade resulta do acúmulo excessivo de gordura que excede aos padrões estruturais e físicos do corpo.

É uma doença crônica, progressiva, geneticamente relacionada, caracterizada pelo acúmulo de gordura e desenvolvimento de outras doenças (co-morbidades), sendo algumas vezes fatal.

As pesquisas indicam que há cerca de 17 milhões de obesos no Brasil, o que representa 9,6% da população. O número de obesos no Brasil e no mundo tem aumentado com muita rapidez.

A obesidade é uma doença que depende de vários fatores para se desenvolver: a genética da pessoa, fatores culturais e étnicos, sua predisposição biológica e principalmente pelo estilo de vida e hábitos alimentares.

As pessoas engordam por uma simples questão: consomem mais calorias do que gastam. Em outras palavras, não se alimentam de forma equilibrada e muitas levam uma vida sedentária. Desse modo, é muito importante fazer atividade física todos os dias, como uma caminhada de no mínimo 30 minutos por dia e ter também uma alimentação balanceada evitando doces, refrigerantes, lanches, pizzas e carnes gordurosas, pois essa doença é um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial e alguns tipos de câncer.

Para saber se você está acima do seu peso ideal basta fazer um simples cálculo do IMC( Tabela abaixo). Pessoas que estiverem com IMC (Índice de Massa Corpórea) acima de 25,0 devem seguir as recomendações acima e procurar um endocrinologista (médico especialista nessa área) para evitar as doenças relacionadas à obesidade.  A consulta é feita gratuitamente no Hospital das Clinicas- UFTM.

Para avaliar o grau da obesidade foi criado o IMC (Índice de Massa Corpórea).

O Cálculo do IMC é simples e fácil de ser feito, bastando dividir o peso (kg) pela altura (m) elevada ao quadrado (altura x altura).

> Por Kalebe Alexandre Capuci



Comentario Enviado com Sucesso!
Fechar