Dicas

Domingo - 20/06/2010 às 18:41

Cancer de Mama

Há grande chance de cura se for diagnosticado precocemente'


Eu saúdo os amados irmãos com a Paz do Senhor.

Falaremos, brevemente, do câncer de mama, uma doença muito comum nas mulheres e que se diagnosticado precocemente o prognóstico é bom. O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos e acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Há grande chance de cura se for diagnosticado precocemente, pois esperar pelos sintomas pode fazer o tumor evoluir e a chance de cura se tornar pequena.

Para diagnosticar o câncer a mulher deve fazer um exame que é barato e muito sensível – a mamografia. Mulheres com história na família de câncer de mama, como a irmã ou a mãe devem procurar o ginecologista a partir dos 35 anos para o mesmo examinar as mamas e solicitar tal exame. Em mulheres que não tem caso de câncer na família devem procurar o ginecologista para esse fim a partir dos 40 anos.

De forma geral o retorno ao médico deve ser anual. Com o exame do ginecologista associado à mamografia ou em alguns casos ao ultrassom a chance do câncer ser diagnosticado precocemente é alto e dessa forma há maior possibilidade de cura. Muitas mulheres procuram o ginecologista somente quando tem alguma alteração, como nódulo (caroço) ou saída de alguma secreção do mamilo. Isso é extremamente errado, pois todas as mulheres devem procurar o ginecologista a partir da idade citada acima, mesmo se não tiver nenhum sintoma.

Como já esclarecido em outras dicas, tal exame é feito gratuitamente no hospital das clinicas – UFTM.

> Por Kalebe Alexandre Capuci



Comentario Enviado com Sucesso!
Fechar