Reportagens

Segunda - 08/03/2010 às 13:21

76 anos de Assembléia de Deus em Uberaba-MG

Conheça um pouco desta história de bençãos na cidade de Uberaba


  A Igreja Evangélica Assembléia de Deus teve início na cidade de Uberaba/MG no ano de 1934. Com a aceitação em Cristo e confiante nas doutrinas Pentecostais, João Pedro de Lima, procedente de Piranguinho/MG, foi transferido pelo Governo do Estado, por conveniência de serviço, juntamente com sua esposa, Maria Félix Lima e cunhado, Francisco Machado da Silva. A transferência deste servo de Deus foi providencial, pois era crente fervoroso e testificava a todos a respeito de sua fé.

  Confiante às promessas do Senhor, veio determinado a pregar o Evangelho publicamente. Os primeiros cultos na cidade de Uberaba/MG foram realizados em sua residência, na Rua Conceição das Alagoas – 136. Sendo então, na Praça Carlos Gomes no Bairro Estados Unidos ocorrendo o primeiro culto ao ar livre.

  Com a graça do Senhor, aos poucos as Boas Novas de Salvação foram atingindo corações, gerando conversões. Os primeiros a aceitarem a Cristo na cidade de Uberaba/MG foram: Lourença Santiago, Bernadina Isabel da Conceição, Sebastião Antonio de Lima, Fábio de Freitas, Joaquim Pereira, Sinhá Lemos, Maria Salomé de Souza, Raimundo Josefino, Maria da Conceição de Souza, Maria Inácia Miguel Gomes e Maria Marçal.

  Em 1935, o Missionário Gustavo Albin Bergstrom, primeiro pastor de Uberaba por dois meses, realizou o primeiro batismo na cidade de Uberaba/MG. O acontecimento foi realizado no Rio das Lages, sendo comentado pela cidade.

  Durante tempos, a Igreja Assembléia de Deus sofreu grandes oposições e perseguições por parte dos inimigos. Neste mesmo ano, e nos outros que se seguiram, houve várias conversões dos irmãos que fizeram o marco da história da Assembléia de Deus em Uberaba/MG.

  Com o desenvolvimento do trabalho, os crentes alugaram um salão para dirigir cultos na Rua Arthur Machado, 124. Em seguida, a Igreja construiu um templo próprio, sendo inaugurado pelo Pr. João Joaquim de Oliveira em 1938. Mais tarde, a Igreja transferiu-se para o início da Avenida XV de novembro, e em seguida, transferiu-se para a Rua Sete de Setembro, 70.

  Em 1938, a Igreja teve o primeiro Coral na Regência do Pr. da Igreja, João Joaquim de Oliveira. Da Rua Sete de Setembro, 70, logo depois, a Igreja se transferiu para o nº 72 da mesma rua, e em seguida para a Rua Henrique Dias, 374, Templo próprio, no pastorado do Pr. Joaquim Honório Tostes. A Igreja iniciou a construção deste templo, sendo inaugurado pelo mesmo Pr. no dia 25 de outubro de 1942.

  A Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Uberaba foi registrada no dia 11 de Novembro de 1948, no pastorado do saudoso Pr. Francisco Miranda. Segue a eleição da primeira diretoria da Igreja:

• Pastor Francisco Miranda – Presidente
• Pastor Henrique Lelis Conveição – Vice-Presidente
• Thomaz Batista Pinheiro – 1º Secretário
• Maria Geralda Alves de Castro – 2ª Secretária
• Oswaldo Marciano da Silva – Tesoureiro (exercia a função desde 1944.)

  O trabalho do Senhor na cidade de Uberaba/MG seguia próspero, e o Templo adquirido na Rua Henrique Dias, 374 não comportava mais os irmãos. Fora adquirido então, pela Igreja, um terreno na Rua João Pinheiro, 139. Neste local mencionado, construiu-se um Templo com porão residencial, sob pastorado do Pr. Manoel Pereira da Silva, sendo inaugurado pelo mesmo, em 1º de Maio de 1970 com a presença da Igreja e Prefeito da época, Sr. Dr. João Guido e com a cobertura da Rádio Difusora transmitindo todos os trabalhos da grande e referida inauguração.

  Os Pastores da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Uberaba, foram os seguintes:
• Missionário Gustavo Albin Bergstrom – Apenas dois meses;
• Hilário José Ferreira, auxiliado pelo Pr. Florentino Zacarias – 1935 a 1937;
• Geraldo Sales – seis meses;
• João Joaquim de Oliveira – 1ª vez – um ano;
• Joaquim Honório Tostes – 1940 a 1943;
• Francisco Miranda, auxiliado por Brás Rodrigues dos Santos – 1944 a Abril de 1954;
• Nehemias José Inácio;
• Venâncio Rodrigues dos Santos;
• Henrique Lélis Conceição;
• Sebastião Pereira da Silva – Maio de 1954 a Abril de 1960;
• Manoel Pereira da Silva – Junho de 1960 a Fevereiro de 1971

  E hoje, pela graça do Senhor, encontra-se conosco o nosso Pastor Arasmindo Pereira da Silva desde Março de 1971. Comemora-se então, neste ano de 2010, os 39 anos de seu pastoreio.  

> Redação Umadu



Comentario Enviado com Sucesso!
Fechar